Baumer

Baumer lança sistema de esterilização do ar

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente a vida da população mundial, principalmente no que diz respeito à higiene – tanto pessoal, quanto do ambiente. Pensando nisso, empresas ao redor do mundo estão criando tecnologias para minimizar a proliferação do vírus e mitigar os impactos causados pela doença. No Brasil, a Baumer, maior fabricante de respiradores hospitalares do país, desenvolveu um equipamento que esteriliza o ar e uma cabine para esterilização de roupas, ambos da marca PURIFICA.

Tecnologia aliada

O esterilizador Purifica, que diminui a carga viral nos ambientes residenciais (casas e condomínios) e corporativos (lojas, shoppings, empresas), é um equipamento híbrido entre os sistemas de purificação e esterilização. De acordo com a Baumer, o ar é purificado como em um aparelho de ar-condicionado com filtros. Depois passa por uma câmera de plasma que utiliza a tecnologia de luz ultravioleta para esterilizar o ar. “O aparelho não deixa o ambiente totalmente estéril porque os transportadores [pessoas com carga viral] podem contaminar o local, mas o Purifica reduz muito a carga microbiana total, evitando uma contaminação maior”, conta Duda Baumer, diretora da empresa. O sistema conta com uma série de sensores para identificação da qualidade do ar, funcionamento do sistema de ventilação e do gerador de plasma, revelando informações importantes para o uso correto e seguro das unidades. De acordo com Duda, não se trata de um sistema de purificação de ar simples e sim um sistema de esterilização de ar desenvolvido por uma empresa brasileira com quase 70 anos de experiência na prevenção e controle de infecções.

Esterilização do ar 

Basicamente, a tecnologia capta, purifica e esteriliza o ar do ambiente no qual está instalado. O ar contaminado entra no equipamento através de um sistema de sucção e passa por mais quatro etapas de purificação e esterilização, sendo: pré-filtração, filtro absoluto, filtro catalítico e câmara de plasmas. “O alinhamento perfeito entre as etapas garante que o módulo de captura e tratamento do ar, reduzindo a quantidade de particulados. Além disso, diminui carga microbiana no ambiente quando comparado à carga microbiana de entrada. Essa troca constante de ar faz com que o ambiente esteja livre de agentes que podem propagar os vírus”, reforça Duda.

Desinfecção de Roupas

Além do aparelho para esterilização do ar, a Baumer lançou uma cabine de desinfecção de roupas e acessórios. A tecnologia utilização gás ozônio em alta concentração. De acordo com Duda Baumer, as roupas saem esterilizadas, mas é preciso seguir também um protocolo de segurança com os funcionários. Há dois tamanhos: P e G. O pequeno tem capacidade para esterilizar 30 cabines com roupas e acessórios. O G processa o dobro do número de roupas e acomoda sapatos e acessórios. As duas cabines podem ser adaptadas apenas para sapatos. A Baumer investiu cerca de R$ 4,5 milhões no desenvolvimento dos dois equipamentos. A empresa diz que lançará em breve um esterilizador para elevadores. *Com informações de ARQCorporativo e Uol Economia

1 Comment

  1. Configurações & investimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *